PROJETOS DE PESQUISA

COORDENAÇÃO

CIBERCULTURA, EDUCAÇÃO ONLINE E LETRAMENTOS DIGITAIS: DESDOBRAMENTOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa (Propeq)

Código: 263/2017

Período: 2017-2019

Situação: Concluido


Descrição: A pesquisa teve como objetivo inicial pesquisar propostas de formação para o uso de tecnologias digitais junto a cursos de licenciatura em EaD na UFMT, sua implementação, acompanhamento e avaliação, visando compreender os letramentos digitais de professores e estudantes na universidade. Todavia, haja vista a abrangência da proposta e o fato de não contar com bolsistas e nem auxiliares de pesquisa, o objetivo do projeto foi redimensionado para que, nesta primeira experiência, pudéssemos operar pela apropriação teórica e de contexto da temática. Assim, o objetivo foi reconfigurado para a compreensão acerca dos letramentos digitais de professores e estudantes em formação no âmbito da universidade (realizar levantamentos/etnografias e problematizar os resultados à luz do referencial teórico) visando contribuir com discussões sobre os letramentos digitais em uma perspectiva social e abordagem crítica, destacando a sua importância para a atuação com o uso de tecnologias digitais em rede na cibercultura.


PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO

MEMÓRIA DA CULTURA ESCOLAR MATO-GROSSENSE: ENSINO PRIMÁRIO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM GRUPOS ESCOLARES, ESCOLAS REUNIDAS E ISOLADAS (1910-1070)

Universidade Federal de Mato Grosso

Coordenação: Lázara Nanci de Barros Amâncio e Cancionila Jankovski Cardoso (UFMT)

Período:2008-2010

Situação: Concluído

Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem histórica que pretendeu resgatar aspectos da história das instituições educativas em Mato Grosso, especialmente, dos grupos escolares, escolas reunidas e escolas rurais dos municípios mais antigos. O foco do estudo priorizou, essencialmente, as práticas de ensino de leitura e de escrita e cartilhas e livros escolares usados na alfabetização da infância mato-grossense desde as primeiras décadas do século XX até o último quartel desse século.